Essa plataforma visa promover o envolvimento da comunidade com o Instituto, integrar conhecimentos e propor medidas de valorização e preservação.Ao navegar pelo nosso blog, você vai conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas. Conheça nossos objetivos, resultados, fotos e vídeos com entrevistas e iniciativas criadas especialmente para esse Programa.

O objetivo desse projeto foi iniciar o trabalho de estruturação de circuitos culturais alternativos no entorno do Parque, com opções interativas para todos os visitantes. A ideia é criar um ecoturismo direcionado às ações de valorização e preservação da história local, com base no conceito da arqueologia colaborativa. Ao compreender as raízes de sua identidade, comunidades tradicionais tornam-se parceiras no fornecimento de informações, dados e conteúdo para as atividades de turismo cultural.


O Curso de Preservação do Patrimônio Cultural tem por principal objetivo transmitir os conhecimentos necessários para fundamentar e difundir o Patrimônio Cultural local, bem como despertar o interesse do participante pela preservação destas histórias, costumes, de seus modos de vida, e, adicionalmente, em caso de participação mais efetiva na obtenção de dados para tornar-se um Cientista Cidadão!